Veja como aplicativo transforma tempo perdido em novas árvores

Já se sentiu alguma vez sem foco e com dificuldade de se concentrar? O celular, e suas diferentes formas de entretenimento, costuma ser nosso maior distrator. Como solução para a falta de foco, o aplicativo chinês Forest: Stay Focused , como um bom deboísta, propõe que o tempo perdido em redes sociais seja transformado em novas árvores a serem plantadas.

Leia mais: Estudantes em escola do Piauí aprendem libras para ajudar colega

Aplicativo propõe o plantio de árvores
Reprodução/ Facebook
Aplicativo propõe o plantio de árvores

Conforme o indivíduo faz suas tarefas diárias, deixa o aplicativo cronometrando um tempo e vai ganhando árvores para formar uma mini floresta.  À medida que a pessoa planta, acumula moedas e pode trocá-las. Assim, uma ONG chamada Trees For The Future  realmente planta uma árvore em algum lugar do mundo. O melhor disso tudo é que o app precisa estar aberto para contar o tempo, então o usuário evita usar outras funções do celular.

Neste jogo, cada usuário precisa fazer com que plantas cresçam em diversas situações, mas o melhor é não ter interação com elas, já que o objetivo é o indivíduo continuar realizando suas tarefas cotidianas com foco e fora do celular. O melhor disso tudo é que o app precisa estar aberto para contar o tempo, então o usuário evita usar outras funções do aparelho.

Quanto mais tempo o aparelho permanecer longe dos dedos do dono, mais as árvores crescem e o usuário consegue acumular pontos em sua fazenda — sendo que cada planta possui um tempo mínimo necessário para se desenvolver. 

O contrário também pode ocorrer: no modo "normal", se o fazendeiro não tiver foco poderá ser informado de que sua planta morreu. Também é possível acessar as configurações e ativar o “supermodo”. Quando isso ocorre, as falhas são penalizadas de formas mais complexas: o app faz com que o celular toque músicas constrangedoras em altos volumes.

via GIPHY

O melhor da atitude do aplicativo é o fato de ajudar o planeta, ser sustentável e ajudar muitas pessoas que possuem dificuldade de concentração. Um ato deboísta como esse pode ajudar um indivíduo a terminar todas as tarefas  que tem para fazer no dia, ficando satisfeito consigo mesmo e também auxiliando o mundo a ganhar mais plantas, tornando-o um lugar melhor para se viver!



    Leia tudo sobre: Aplicativo