O Amigo Secreto pode ser uma experiência traumática, saiba como lidar

Todo final de ano é a mesma coisa, jantares constrangedores com a família , lojas lotadas, muito presente para comprar, excesso de comida, muitas festas e confraternizações para ir e um dos momentos mais temidos de todos, o Amigo Secreto .

Final de ano é sinônimo de amigo secreto, que é sinônimo de presente... Ruim?
shutterstock
Final de ano é sinônimo de amigo secreto, que é sinônimo de presente... Ruim?

Não importa se ele é feito entre amigos de infância, familiares ou colegas da firma, ele está repletos de traumas, que vão desde escolher um presente  bacana até receber aquele cavalo de Tróia - quem nunca ganhou uma meia de uma tia distante?

Mas não se desespere! É possível ficar de boa com essa situação, e aqui tem cinco dicas que vão te ajudar a evitar ou lidar com os prováveis traumas.

5 dicas para ficar de boa com o Amigo Secreto

1. Defina um preço!

via GIPHY

O primeiro passo é organizar direito a brincadeira e estipular regras para ninguém sair chateado . Como? Estabeleça um gasto esperado, tanto mínimo quanto máximo. O limite é bom para evitar que ninguém saia beneficiado (ou prejudicado) pelo tamanho da carteira dos concorrentes, assim como facilita você a organizar os seus gastos e saber o quanto deve gastar nas compras!

2. Que tal escolher o próprio presente?

via GIPHY

Uma boa alternativa para evitar sustos é escolher o que você vai ganhar. Monte uma lista com várias opções dentro do intervalo de preços já decidido e seja feliz! Você pode fazer em uma simples folha de papel ou online em diversos sites , o que seria bacana para economizar papel - mas cuidado para não se empolgar e dar opções demais!

3. Em cavalo dado não se olha os dentes

via GIPHY

Já diz o ditado que em cavalo dado não se olha os dentes. Seja grato pelo que você ganhou e por ter a oportunidade de participar de um Amigo Secreto . Se a sua tia errou na mão do presente, tudo bem, não há motivos para ser grosso ou rude com ela, vale até ensaiar um sorriso de agradecimento. Deixe para lá e curta o final de ano de boa!

4. Reciclagem

via GIPHY

Essa dica é segredo, não vale sair falando por aí, ok? Então, ganhou alguma coisa que você não gostou - ou mesmo que gostou mas não usaria nem em mil anos (um jogo lindo de almofadas para o seu sofá mas você é alérgico ao material que elas são feitas, por exemplo)? Doe para alguém! Pode ser em outro Amigo Oculto, no Natal, para uma ONG ou em algum aniversário próximo - e muitas vezes algo que pode não significar muito para você pode significar muito para o próximo !

5. Dê um novo significado

via GIPHY

A pessoa pode até ser bem intencionada, mas não tem jeito. O seu presente pode ser algo extremamente feio, inútil ou ruim de qualquer outra maneira. Mas invés de jogá-lo fora ou algo assim, que tal arranjar um novo uso para ele?  Transforme aquelas meias em um boneco de pelúcia único !

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.