Para evitar o desgaste emocional de uma discussão na internet, fique longe das tretas!

Qualquer pessoa com acesso à internet já viu, participou ou começou algum tipo de treta online. Mas uma vida repleta de textão e discussão no Facebook é muito desgastante. Como evitar o estresse  e poder surfar de boa na web ?

Um bom ponto de partida é não começar a treta,  afinal ninguém briga sozinho! Mas claro que isso não basta, e nem é tão simples quanto parece. Manter uma relação harmoniosa com seus amigos de redes sociais pode ser um tanto trabalhoso.

Evite a treta na internet para não se estressar
shutterstock
Evite a treta na internet para não se estressar


Confira 6 dicas para evitar a treta

Assuntos polêmicos -  Tá liberado falar de mamilos, mas certos temas são complicados. Futebol, política e até mesmo séries (principalmente se tiver spoilers no meio)  são assuntos que podem gerar um verdadeiro campo de batalha nos comentários , então cuidado em como abordar o conteúdo publicado.

Bate boca -  Podemos apenas controlar as palavras que saem das pontas dos nossos dedos, então por mais de boa que seja o nosso texto, nunca se sabe o que vão comentar - e aquele que procura a treta irá encontrá-la nos lugares mais improváveis. Por isso, releve os comentários vindos dos trolls e dos especialistas em causar a discórdia, não vale a pena gastar a sua beleza em uma discussão com eles.

Eu sou o rei do meu castelo -  Uma opção mais autoritária seria desabilitar os comentários do seu post. Eficiente, mas com perdas significativas, afinal nem todos comentam coisas odiosas e existe amor na internet .

Ofereça a outra face -  Há muito tempo atrás um cara barbudo e cabeludo já dizia para oferecer a outra face. Um jeito de lidar com os agressores é respondê-los com amor:   poste um coração como resposta a comentários maldosos .

Haja paciência -  Muitos dos assuntos polêmicos são também necessários. Falar sobre cotas, sexualidade, gênero, políticas públicas, aborto, legalização de drogas e muitos outros assuntos bastante polêmicos acaba em treta na certa. Por isso, tenha paciência para lidar com as pessoas cegas por ódio e mantenha o diálogo aberto com quem estiver a fim de ter uma discussão construtiva , mesmo que essa pessoa tenha opiniões contrárias a sua - conhecer novos pontos de vista e realidades é bastante enriquecedor.

Auto crítica -  Bom frisar que não somos perfeitos e muito menos donos da verdade . Por mais de boa que alguém seja, essa pessoa não está isenta de iniciar uma treta ou ficar preso em uma. Lembre-se sempre, o universo é infinito, assim como as opiniões humanas, e ninguém é obrigado a concordar com você e vice-versa!

    Leia tudo sobre: Facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.