O clima no trabalho anda tão tenso que você passa o dia todo estressado e de cabelos em pé? Confira como reverter essa situação!

Ninguém merece acordar cedo para chegar na firma e ter que lidar com um milhão de problemas, não é mesmo? Aquele chefe que fica pegando no seu pé o dia inteiro, o colega que não faz nada o dia inteiro sem ser te irritar, o computador que fica travando toda hora, o tempo que não passa... Um milhão de coisas e coisinhas que tornam o ambiente de trabalho um local extremamente estressante.

Leia mais:  Você está estressado? Faça o teste e descubra

Saber lidar como tudo isso acontecendo ao mesmo tempo, fazer um bom trabalho e ainda ficar de boa não é fácil, por isso seguir algumas das dicas a seguir podem ser uma boa ideia.

Dicas para ficar de boa no trabalho

Organização -  Um dos principais motivos de estresse no ambiente de trabalho é justamente o excesso dele. Ficar sobrecarregado ou acumular funções criam uma rotina bastante cansativa . Mas um jeito de lidar com o grande fluxo de trabalho é se organizar: compre uma agenda, use post-its, defina metas e datas, dobre as metas e as datas e por fim crie um ritmo constante, com um fluxo de produção adequado as suas necessidades. 

Divida piadas -  Um bom jeito de deixar o ambiente mais leve e harmonioso entre todos é criar o hábito dos próprios funcionários contarem piadas uns para os outros -  mas cuidado com piadas que ofendam os colegas. A risada é contagiante e um local onde todos dão risadas é um lugar mais feliz.

Se organize para não enlouquecer no trabalho!
shutterstock
Se organize para não enlouquecer no trabalho!

Cafézinho  -  O famoso cafézinho serve para duas coisas: socializar e acabar com o sono. O problema é que o café em si pode trazer muitos problemas de saúde quando consumido em excesso, e te deixar mais nervoso do que ajudar. Você pode substituí-lo, por exemplo, por chá. Se o problema for sono, pode ser o chá preto. Se for apenas para ter um momento relax e socializar um pouco, invista em sabores como camomila, que são mais relaxantes.

Não reclame, elogie -  Nada  pior do que trabalhar do lado de alguém que passa o dia inteiro reclamando, não é mesmo? Então não reclame também! Crie o costume de elogiar, pelo menos uma vez por dia, os seus colegas de trabalho . Se no dia não der para elogiar alguém pelo desempenho, faça isso por outro motivo - um sorriso ou uma brusinha nova.

Aproveite os momentos de descontração -  Pode ser a pausa pro chá, a hora do almoço ou mesmo uma paradinha para esticar as pernas. Se permita pequenas pausas entre uma atividade e outra e curta esses momentos com qualidade. Respire fundo, jogue conversa fora, escute uma música ou só fique sentadinho tomando um pouco de sol - não importa o como, o importante é aproveitar essas pequenas paradas para relaxar .

Ginástica laboral -  Poucas coisas gritam mais eu trabalho em uma firma do que um crachá pendurado no pescoço, restaurante self-service e a ginástica laboral. Aproveitar esse momento logo cedo para se alongar pode trazer vários benefícios, e um deles é passar o dia mais de boa.

Tecnologia -  Hoje em dia praticamente todo o nosso trabalho depende de algum tipo de tecnologia, como o computador. Quando isso não funciona direito, o nosso trabalho trava e ficamos bastante estressados . Mas não adianta bater no PC, esbravejar ou xingar - pense nele como um ancião muito sábio, que demanda um tempo próprio para fazer as coisas e você precisa respeitar esse tempo para as coisas darem certo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.