Final de semestre, provas pra fazer, exames para evitar e muito nervosismo, como fazer para sobreviver a reta final de maneira tranquila?

Não importa se você está no Ensino Médio, no Fundamental ou na Faculdade, todo final de semestre e de ano é a mesma história: a temida semana de prova final que deixa todos os alunos em completo desespero .

Mas sem pânico! Temos o segredo para ficar de boa nessa reta final e conseguir passar de ano sem grandes sustos (embora não garantimos que seja totalmente livre deles). Saiba como vencer a prova,  evitar os temidos exames e as mais ainda temidas DPs, driblar os professores malignos e não levar uma baita bronca dos seus pais.

Métodos tradicionais

Estudar - Uma das maneiras mais eficazes de chegar de boa na reta final é estudando, e não só no dia anterior da prova, mas o ano todo. Se você já tiver as notas necessárias para passar de ano antes mesmo do último bimestre chegar, você diminui as tensões em 97%. Se as notas não forem o suficiente, estar preparado e com o conteúdo na ponta da língua ajuda a enfrentar a prova mais tranquilamente.

Leia mais:  10 dicas para melhorar o desempenho escolar do seu filho

Frequentar as aulas -  Essa dica vale mais para os universitários, mas é válida para todos. Um bom jeito de absorver o conteúdo dado pelos professores é frequentar a aula e, é claro, prestar atenção.  É só ficar ali sentadinho de boa, curtindo a aula, nem precisa ficar fazendo perguntas mirabolantes nem entender tudo, mas só de escutar (e anotar as coisas!) você já vai ter um repertório mínimo para colocar no papel.

Estudar com antecedência é uma das maneiras mais tradicionais de ir bem em uma prova
shutterstock
Estudar com antecedência é uma das maneiras mais tradicionais de ir bem em uma prova


Métodos não-tradicionais

Conheça os professores -  Toda instituição de ensino possui esterótipos, como o atleta popular e o nerd de poucos amigos. E quando falamos de professores, também existe todo um universo a ser explorado. E saber reconhecer cada um e como tirar o melhor proveito disso é essencial para a sua sobrevivência: tem o professor amigo dos alunos, que está sempre disposto a dar aquela forcinha, tem o carrasco que só quer fazer a vida dos estudantes ser um mar de desespero e lágrimas e o bonzinho que sempre vai dar aquele trabalho extra para quem precisa de nota. Aprenda a lidar com cada tipo de professor!

Tráfico informal de provas -  Mesmo que você estude em um local pequeno que possua uma turma por ano apenas, lembre-se que o conteúdo dado é sempre o mesmo. Ou seja, os seus colegas mais velhos ou de outras classes mas do mesmo ano estão tendo ou já tiveram a mesma prova que você vai ter (pode não ser exatamente as mesmas questões, mas vão ser parecidas). Use essa experiência secular a seu favor e antecipe o que vai cair. Afinal, um aluno bem preparado é um aluno de boa.

Métodos Deboístas

Se todo o resto falhar -  É claro que falar é mais fácil que fazer, e ano após ano nós prometemos que vamos estudar mais, ser mais organizados, fazer as coisas com antecedência e de que não vamos entrar em desespero. E na maioria dos casos, falhamos miseravelmente nesta missão mas não é por isso que não podemos ficar tranquilos nessa situação. Faça um chá de camomila, entenda que uma prova não tem como medir de maneira eficaz a sua inteligência e que a vida é muito mais do que uma sala de aula. E lembre-se, professores são seres humanos  e não enviados do Capeta para destruir a sua vida. Seja de boa com eles, e o mais importante, consigo mesmo.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.